NOSSA HISTÓRIA

O Centro Social Dom Bosco tem sua data de fundação em 10 de maio de 1999. Nasceu a partir da iniciativa de leigos engajados da Paróquia São João Bosco, com o apoio do pároco local, preocupados com a ação social da Igreja.
 
É uma Organização Não Governamental – ONG, sem fins lucrativos, com estatuto próprio e gerida por uma Diretoria.
 
Desde sua origem a promoção humana sempre foi uma das grandes preocupações do Centro Social que ao longo dos anos tem se empenhado para que isso aconteça através de seus projetos. A comunidade sempre esteve presente, colaborando em cada ação promovida pelo CSDB. 

O atendimento em todos os seus projetos é voltado prioritariamente para as pessoas e famílias mais necessitadas, cuja renda familiar gira em torno de um a dois salários mínimos. As famílias precisam, necessariamente morar ou trabalhar na região.

Desde sua fundação, vários projetos foram desenvolvidos pelo Centro Social, como a Escolinha de Esportes, que inicialmente oferecia apenas esportes e mais tarde auxílio tarefa, o Balcão de Empregos (que encaminhava para o trabalho doméstico), cursos em diversas áreas, como Informática, Corte e Costura, Secretariado, Montagem e Manutenção de Computadores, entre outros. 

Ao longo dos anos os projetos foram se reestruturando e novas configurações foram acontecendo. Atualmente o Centro Social mantém os seguintes Projetos: Creche Nossa Senhora Auxiliadora (unidades I e II), Projeto Amorevolezza, Ciclo de Palestras, Plantão Social,  Curso de Alfabetização de Adultos, Grupo de Estudos em Teologia.
 

Missão

Proporcionar, através de seus projetos educativos e sociais, atendimento humanizado, resgatando a dignidade e promovendo a vida, pautados pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Visão

Educar para a vida, resgatar a dignidade.

Valores

1. Amorevolezza (Amor, Espiritualidade, Razão), 2. Alegria, 3. Respeito, 4. Acolhimento, 5. Ética, 6. Confiança, 7. Responsabilidade

 
Abaixo, fotos históricas da construção dos prédios do CSDB e Creche.

 
Atual Diretoria (para o triênio 2018 – 2021)
 
Presidente: Pe. Aldir da Silva, SDB.
Diretor Geral: Luciano Araújo de Carvalho
Diretora Adjunta: Edna Regina Leite Costa
1ª Secretária: Tereza Cristina Pizzo Tolentino 
2ª Secretária: Sheila Isabel Peres Ranieri 
1ª Tesoureiro: Vladimir Pereira Farias
2º Tesoureiro: Lincoln Saito
Conselho Fiscal Efetivo: Ivete do Nascimento Marangoni, Mariângela Ubeda Domingues e Regina de Fátima Rezende 
Conselho Fiscal Suplente: Emanoel Marcos Lima, Ângela Antonieta Athanázio Laurino e Ivo Marangoni 
 
Coordenações
 
Coordenador Geral: Jean Lucy Toledo Vieira
Festas e Eventos: Débora Olszewski de Carvalho 
Creche: Jean Lucy Toledo Vieira
Comunicação: Luciana Cenci Niehues Farias 
Projeto Amorevolezza: Mary Salamene Gusso
Formação: Andreia Paz Leonarski
Projetos e Convênios: Paulo Sérgio Peres Ranieri
 

 

#